tag:blogger.com,1999:blog-29254817397069882762024-02-20T02:20:03.379-08:00alfabetização em focoAlfabetização em Focohttp://www.blogger.com/profile/00490413368976500777noreply@blogger.comBlogger2125tag:blogger.com,1999:blog-2925481739706988276.post-67686128132921069112011-05-25T07:33:00.000-07:002011-05-25T07:39:47.717-07:00Leilão do alfabeto: um trabalho interdisciplinar- UCA1º MOMENTO: INTRODUÇÃO AO TEMA<br />
Professor, para motivar os alunos para o tema, vamos iniciar com a leitura da poesia Leilão de Jardim, de Cecília Meireles. Para isso, organize as crianças em rodinha e leia a poesia, com emoção e entonação poética. Os alunos deverão perceber que este é um gênero literário que revela emoções e sentimentos.<br />
<br />
POEMA "LEILÃO DE JARDIM <br />
CECÍLIA MEIRELES"<br />
<br />
QUEM ME COMPRA UM JARDIM COM FLORES?<br />
BORBOLETAS DE MUITAS CORES,LAVADEIRAS E PASSARINHOS,<br />
OVOS VERDES E AZUIS NOS NINHOS?<br />
QUEM ME COMPRA ESTE CARACOL?<br />
QUEM ME COMPRA UM RAIO DE SOL?UM LAGARTO ENTRE O MURO E A HERAUMA ESTÁTUA DA PRIMAVERA?<br />
QUEM ME COMPRA ESTE FORMIGUEIRO?<br />
E ESTE SAPO, QUE É JARDINEIRO?<br />
E A CIGARRA E A SUA CANÇÃO?<br />
E O GRILINHO DENTRO DO CHÃO (ESTE É O MEU LEILÃO)<br />
<br />
-Após a sua leitura, solicite que eles leiam em voz alta, observe a entonação de voz. Você poderá dividir a sala em dois grupos: meninas e meninos e pedir que as meninas leiam a primeira estrofe, os meninos a segunda e ambos lêem a terceira.<br />
Depois, solicite que digam o que foi significativo questionando-os;<br />
- Quem lembra o nome desta poesia?<br />
- E o da autora?<br />
- Sobre o que esta poesia fala?<br />
- O que ela fez com o jardim?<br />
2° MOMENTO: PRODUZINDO TEXTO<br />
Para esse momento, a sugestão é que, com o auxílio do netbook e utilizando o Mozilla Firefox, [Metasys> Favoritos>Navegador de Internet] pesquisem alguns leilões para descobrirem:<br />
- Quais os leilões mais comuns de acontecerem?<br />
O que se vende em leilões?<br />
Avaliação<br />
Síntese<br />
A aula é muito criativa,pois através dela podemos trabalhar muito a oralidade e a interpretação escrita do aluno e também levá-vos a fazerem pesquisas em vários sites.<br />
Conheça essa aula na íntegra no <a href="http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=31369">http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=31369</a>Alfabetização em Focohttp://www.blogger.com/profile/00490413368976500777noreply@blogger.com1tag:blogger.com,1999:blog-2925481739706988276.post-52877832800994211862011-05-06T05:29:00.001-07:002011-05-25T07:38:39.157-07:00Quem sou como professor e aprendiz?<title></title> <style type="text/css">
<!--
@page { margin: 2cm }
P { margin-bottom: 0.21cm }
-->
</style> <br />
<div align="justify" class="western" style="margin-bottom: 0cm;"><br />
</div><div align="justify" class="western" style="margin-bottom: 0cm;"></div><div align="justify" class="western" style="margin-bottom: 0cm;">Como professor aprendiz estou com um pouco de medo do novo,mas esperançosa de poder aprender tudo de bom que a tecnologia possa proporcionar para que as minhas aulas sejam mais atrativas, despertando assim o interesse dos meus alunos.</div><div align="justify" class="western" style="margin-bottom: 0cm;">Sempre procuro despertar a curiosidade dos meus alunos, fazendo com que os mesmos sintam vontade de aprender cada dia mais.</div><div align="justify" class="western" style="margin-bottom: 0cm;">Estou sempre procurando ouvir os meus alunos, conhecer os seus anseios, solucionar as suas dúvidas na maneira do possível.</div><div align="justify" class="western" style="margin-bottom: 0cm;">Por mais que eu não esteja preparado para trabalhar com a tecnologia em sala de aula, procuro planejar minhas aulas pesquisando na internet em sites e blogs, para que eu possa aprimorar a minha prática pedagógica.</div><div align="justify" class="western" style="margin-bottom: 0cm;"></div>Alfabetização em Focohttp://www.blogger.com/profile/00490413368976500777noreply@blogger.com1